segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hoje é Iom Hazikaron - Dia da lembrança


Yom Hazikaron
O Yom Hazikaron é o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo. Neste ano, a lembrança será feita da noite do dia 08 à noite do dia 09 de maio.
Em Yom Hazikaron a nação se lembra e expressa extrema gratidão a seus filhos e filhas que sacrificaram suas vidas pela Independência e a existência do país. É um dia de angústia coletiva e pessoal combinada com reverência e honra pelos caídos. Uma data em que os vivos se rededicam ao Estado de Israel, para fazer mais merecido o sacrifício daqueles que morreram por sua sobrevivência.
Yom Hazikaron em Israel
Trata-se de uma data de luto e feriado nacional e que foi estabelecido pelo Parlamento de Israel no ano 5709 (1949 - no calendário gregoriano/ocidental). Durante esse dia, os locais de entretenimento permanecem fechados. O dia inclui muitas cerimônias em respeito aos soldados mortos em que os veteranos de guerra estão sempre presentes. Acendem-se velas em recordação em todos os edifícios públicos e sinagogas.
O dia inicia-se com cerimônias às 20hs após uma sirene de um minuto que é ouvida no País inteiro e todos ficam de pé em silencio em sinal de respeito e memória.
Uma sirene de dois minutos também é soada às 11hs da manhã do dia seguinte marcando a abertura oficial das cerimônias de memória aos soldados que morreram em serviço, em todos os cemitérios do país em que haja soldados sepultados. O dia termina com a cerimônia de encerramento do Dia da Lembrança às 20hs no Monte Herzl, na cidade de Jerusalém, onde as bandeiras do Estado de Israel ficam a meio-mastro.
Com a chegada da tarde se finaliza esse triste dia de Yom Hazikaron dando passo às celebrações de Yom Haatzmaut, uma transição que enfatiza o laço constante entre o sacrifício dos caídos e a contínua existência de um vibrante e dinâmico Estado de Israel.

Relembrar (Yizkor)
Lembre do povo de Israel seus filhos e filhas,
Que perderam suas vidas no combate pela Nação que estava sendo
Construída
E os soldados das Forças de Defesa de Israel,
Que tombaram nas guerras de Israel.
Lembre-se Israel e seja abençoado com seus descendentes,
E lamente o brilho da juventude e o enlevo da bravura,
A sacralidade da vontade e a dedicação
Que pereceram nas terríveis guerras.
Que os heróis da liberdade e da vitória,
Fiéis e corajosos,
Sejam gravados no coração de Israel para todas as gerações.


Fonte:

Embaixada de Israel no Brasil

Nenhum comentário: